O consumidor cidadão

A cada dia que passa, fica mais difícil separar o consumidor, com seus anseios e necessidades, do cidadão, com seus direitos, deveres e conquistas. Na sociedade atual, ora somos consumidores de produtos e serviços produzidos pelas empresas, ora somos consumidores de produtos e serviços fornecidos pelo Estado. O cidadão aprende a exigir seus direitos junto às grandes corporações e passa a exigir do Estado a mesma atenção e dedicação. E vice-versa.

No Marketing Político esta lição já foi aprendida e, cada vez mais, os políticos prestam atenção aos anseios da população, com base em pesquisas quantitativas e qualitativas, procurando atender estes anseios em troca de votos.

O que é, no final das contas, exatamente o que nós cidadãos queremos.

No marketing de produtos, grandes empresas também começam a perceber que o público não é mais mero consumidor e que exige postura e conteúdo daquilo que consome.

Nasce assim o Consumidor-Cidadão. O filme abaixo, da Coca-Cola para a América Latina, é um exemplo espetacular disso. Poderia ser uma propaganda de uma ONG, mas vincula o produto à um ideal maior de felicidade e esperança.

No sábado passado tive mais uma vez a oportunidade de assistir a uma palestra da Gil Castillo no Digitalks SJC que apresentou este filme (criado pela agencia Santo, de Buenos Aires) e este conceito inovador que aproveito este espaço para multiplicar.

Anúncios

Uma resposta to “O consumidor cidadão”

  1. Ana W M de Lima Says:

    Sensacional! Lamento ter perddo a palestra que soube foi excelente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: